Quero começar com um relato pessoal!
A gente se move desde o nascimento do espaço-tempo, a gente se move desde que nasce, eu comecei a prestar atenção em como me movo quando comecei a dançar, ou talvez antes disto. Percebi que meu mover tinha sido construído de modo delicado quando o João Saldanha me revelou isto, que eu não era delicada por natureza, mas que tinha me construído assim e se havia me construído assim, bom, eu tinha opções…
A yoga esteve presente em alguns momentos da vida, quando eu dancei no G2 em 2006/2007 e era uma delícia! Me aquecia, acalmava e me dava foco, era o que precisava pra dançar e pra me mover na vida, depois a gente se encontrou em Salvador, quando eu tava escrevendo a dissertação de mestrado e mais uma vez eu precisava de calma e foco! Depois na preparação do trabalho boMba e agora de uma forma mais presente e profunda com a formação que fiz e fazendo e dando aula
Eu não faço yoga porque sou super zen e flexível e focada e calma, pratico yoga porque através dela eu me torno flexível, focada e calma
É quem vou sendo no enquanto do movimento, quem me torno através das minhas práticas diárias
O que você pratica diariamente? Pratica se estressar com o trânsito mesmo sabendo que isto não irá mudar ou trazer mais qualidade pra sua vida? Ah mas podia ser diferente… eu também acho! Trabalho com arte! Criação de corpo-mundo!
Mas o que faço pra ser diferente?
Pratico arte! Pratico yoga!
Porque pra transformar o corpo-mundo começo transformando o corpo-eu!
Yoga é uma mudança de percepção
Quer um corpo-mundo mais calmo, comece respirando você, veja como isto afeta quem está próximo
Nós aprendemos muito mais por imitação, se alguém próximo a mim me revela um outro modo de estar no mundo é muito mais fácil de eu considerar, de eu pensar nossa queria esta paz interior, esta resiliência, por isto procure estar perto de pessoas que te inspirem e que busquem por coisas semelhantes a você
O que a yoga me ensinou?
TOMAR MELHORES DECISÕES POR ESTAR CALMA
Quando estou calma consigo olhar melhor para a situação e tomar melhores decisões (eu lembro de um trabalho que eu fazia e em um determinado momento eu me enrolava em um monte de papel e teve um dia que eu fiquei presa e eu ainda precisava terminar a performance. Por um momento eu quase me desesperei, mas isto não resolveria meu problema, na época eu estava praticando yoga, respirei tentei resolver e não consegui, respirei mais um pouco e consegui começar a rasgar o papel com a pontinha dos dedos e saí – o trabalho era este abaixo!)
PERSISTÊNCIA
A yoga me ensinou que posso não saber ou conseguir fazer algo AGORA, mas se continuar, insistir e persistir, APRENDO, o tapetinho não é: consigo, não consigo, o outro é melhor, sou muito ruim, sou foda,
mas pode ser e é: o que você tem praticado? O que se diz ou pensa quando não consegue algo imediatamente? Como sua mente pensa os desafios? Obstáculos? Há uma voz interna que diz que tudo é passageiro e te dá suporte? Ou ela diz que você não será capaz então melhor deixar pra lá?
AUTO-CONHECIMENTO
Yoga me traz auto-conhecimento, me ensina persistência, determinação, respeito com meu corpo, com o outro, paciência, me ensina a me acalmar… me ensina a meditar sobre meus pensamentos, me faz perceber que não sou meus pensamentos, nem meus sentimentos. Ao praticar yoga eu lembro que não preciso me identificar tanto com o que penso ou sinto, pois isto é passageiro…
A prática contínua de yoga promove o autoconhecimento, que pode ir desde a forma como você entende o funcionamento do seu corpo e seus próprios limites, até a maneira como você lida com determinadas situações e os sentimentos que fazem parte da sua vida.
E pra você que quer ter mais motivos pra praticar yoga ou ainda esta na dúvida, segue uma lista de benefícios:
Redução do estresse
Para os praticantes de yoga, o alívio da condição pode ser percebido logo nas primeiras aulas. A concentração exigida durante a prática, os exercícios de respiração - pranayamas – e as meditações são alguns dos responsáveis pela diminuição do problema. Dessa forma, a yoga se torna mais do que uma atividade física na vida dos seus adeptos.
Com a prática conseguimos equilibrar os hormônios e regular o sistema nervoso. Assim, as glândulas adrenais, que ficam sobre os rins, passarão a funcionar melhor, reduzindo os níveis de cortisol — o hormônio do estresse — na corrente sanguínea.
Isso pode favorecer a manutenção de pensamentos mais positivos em relação à vida, além de não deixar que a ansiedade tome conta das situações. Alguns minutos de meditação podem ser essenciais para conectar o corpo e a mente, além de ajudar a encontrar sua paz interior, o que trará boa energia e auxiliará na sua rotina.
Aumento da concentração
Outro aspecto que a yoga é capaz de melhorar é a sua concentração. Isso acontece porque essa atividade demanda muita atenção na respiração e na execução das posturas, evitando a distração em torno de pensamentos aleatórios.
O interessante é que a concentração aumenta não só durante as aulas, mas em qualquer ato a ser executado, seja uma atividade no trabalho, seja o estudo, seja qualquer outra ação física.
Existem, no entanto, alguns exercícios que podem ajudar nessa questão. São eles: pranayamas (exercícios de respiração e concentração); trataka (prática de meditação); surya namaskaras (saudação ao sol); dhanurasana (posição de arco); e sarvangasana (postura da vela).
Elevação do nível de autoaceitação
A prática da yoga estimula você a se compreender e a observar, não julgando a si mesmo e àqueles à sua volta. Com a atividade, você adota o seu ritmo, entende seus limites e aumenta o seu nível de autoaceitação. Assim, sente-se mais inspirado para seguir os seus sonhos e ir em busca de suas conquistas, o que também gera mais motivação.
Combate da depressão e da síndrome do pânico
Também por reduzir o estresse e a ansiedade, a yoga ajuda em muito no processo de recuperação, evitando, ainda, o desenvolvimento dessas patologias psicológicas.
Trabalhando muito a mente, a atividade aumenta diretamente a produção e liberação de neurotransmissores no sistema nervoso, provocando uma sensação de relaxamento, prazer e bem-estar, o que está associado ao tratamento da depressão e da síndrome do pânico.
Promoção do desempenho sexual e da qualidade do sono
A melhora na circulação sanguínea, devido ao fortalecimento dos vasos e à renovação sanguínea, principalmente, nas posições invertidas, resulta num melhor desempenho sexual. Já o relaxamento e a redução do estresse proporcionados pela yoga podem ajudar a dormir melhor.
Fortalecimento e alongamento da musculatura
Os músculos são muito importantes para o corpo, eles são os responsáveis por nossos movimentos!
Por conta disso, precisam de atenção especial. Assim como o pilates, a yoga auxilia nesse fortalecimento muscular. Os seus exercícios não trabalham só com o alongamento dos músculos e a flexibilidade, mas aumentam também a sua força. Então, quem quiser “tonificar” a musculatura, pode encontrar, na yoga, uma ótima opção!
Tá esperando o quê para experimentar?
Marca uma aula experimental e vem!!!!
Deixe um comentário