Benefícios da Dança Contemporânea – Parte 2

#DigaSimaSuaDança 

você já imaginou experimentar uma dança na qual não há certo ou errado, o que há são princípios de movimento que você experimenta e vai construindo seus movimentos? De modo que não importa seu nível de coordenação motora, flexibilidade, o formato do seu corpo? Ou melhor! Tudo isto importa! Mas para dizer sim! Sim ao modo como você é agora! Porque ao dizer sim ao que você é agora, você pode, se quiser, se transformar e aprender habilidades novas! Enquanto que se ficar se criticando isto só te trará sofrimento e um desejo de não ser você! De ser como alguém outro, um modelo, que além de ser impossível, não é legal! Você é único! Mesmo! Traz sua dança pro mundo! Quem sabe não é ela que está faltando para deixar tudo mais incrível?! 

Uma dança de perguntas! Que questiona!  

Você às vezes pensa que o mundo poderia ser diferente? Que você gostaria de descobrir diferentes respostas para uma mesma pergunta? Tipo… o que é dentro e o que é fora? Dentro do meu corpo? Dentro de uma sala? Dentro da minha mente? Se são meus sentidos que captam o mundo e o que eu enxergo é uma interpretação dos meus olhos e do meu cérebro então tudo é dentro? Ou tudo é fora? Há realmente alguma diferença entre dentro e fora? Enfim… se você é questionador e gosta de mover perguntas, de criar, de experimentar, de inovar, de não ser a mesma pessoa sempre, eu acho que esta dança é para você! E caso você não se sinta esta pessoa mas tem vontade de aprender a encontrar várias soluções para um mesmo problema eu te convido a experimentar uma aula de dança contemporânea e a praticar isto! Vem criar dança e mundo  junto! 

Bom para além disto ela ainda trabalha 

Tônus e força muscular! 

Sim! Com os movimentos desta dança você trabalhará força e tônus e sabe o que é melhor? Na medida certa! Com muita dose de consciência corporal e no meu caso, de abordagem somática! Você trabalha sem excessos! Nada de tensões desnecessárias que te deixam com dor na lombar o na cervical! Encontre o nível de tensão necessária para cada movimento e com o apoio do chão! Acredito que uma das coisas mais necessárias hoje seja justamente isto! Saber o quanto de força e tensão colocar! Que num quadro mais amplo nos faz refletir também sobre se na vida também não estamos encarando problemas pequenos como riscos de morte! E vice-versa! Já viu alguém discutir com alguém como se daquela discussão dependesse a sua vida?! 

Dançar alivia o estresse! 

Porque nos ensina a relaxar a musculatura e porque estamos em grupo nos divertindo! Além disso atividades físicas produzem serotonina, responsável por regular o apetite, sono, energia, humor, temperatura corporal, aumentar o relaxamento e bem-estar! E também produz dopamina, melhorando a memória, o humor, a cognição e atenção.  

Quem dança, seus males espanta! 

Sim a dança é mais do que comprovadamente uma prática terapêutica! Que junto com outras práticas e autocuidados pode te levar a um estado de bem-estar! 

Combate o Alzheimer 

Porque trabalha a memória e seu cérebro como um todo! Melhorando sua coordenação motora e suas funções cognitivas como: memória, atenção, linguagem, percepção e funções executivas! 

Melhora a autoestima! 

Claro! Toda vez que você diz sim a quem é, cria coisas novas e também aprende nossa autoestima melhora pois nos sentimos mais confiantes, nos aceitamos e percebemos que podemos encontrar diferentes soluções para os desafios que aparecem! 

Ajuda a combater a depressão 

É claro que neste caso é necessário um acompanhamento médico, mas a dança pode auxiliar no combate à depressão por ser atividade física que libera endorfina, dopamina e serotonina, nos trazendo sensações de prazer e por trabalhar nosso emocional, expressando e liberando através dos movimentos sentimentos. 

E aí? O que mais você quer para experimentar? 

E se você já dança, acrescentaria algo a esta lista? Vou adorar saber!! 

até mais!!!! 


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *