O que é Body-Mind Movement?

Abordagem Somática? Oi?! 

Talvez alguns de vocês saibam, talvez não, mas estudo desde 2012 uma abordagem somática, o Body Mind Movement 

Mas talvez você esteja se perguntando… o que é esta abordagem somática… é um nome meio estranho né?! 

Mas vamos lá… a palavra somática vem do grego soma que significa corpo vivo, então sempre que você ouvir a palavra somática e outras de suas variações como: somatizarsomatização… saiba que com certeza é algo que se refere a seu corpo! 

As abordagem somáticas ou educação somática são práticas que compreendem corpo não apenas do seu ponto de vista físico, então um pouco diferente de uma academia por exemplo, em que o foco está apenas no corpo físico, como fortalecer uma musculatura específica, nas aulas com abordagem somática nós cuidamos da pessoa como um todo integrado! 

Isto é, nós compreendemos que para cuidarmos de você não basta cuidar do seu físico, do fortalecimento da musculatura… nós também precisamos cuidar de sua mente, de suas emoções e de seu espírito! 

Assim ao falar corpo, não estamos apenas nos referindo a seus ossos, músculos, órgãos, glândulas… mas também estamos nos referindo a seus pensamentos, o modo como você pensa o mundo, como o vive, como se relaciona com outras pessoas, como se sente em relação a seu trabalho, família, amigos… enfim o corpo para a educação somática passa a abarcar o mundo, eu falo que o corpo para a abordagem somática é um universo, porque podemos olhar absolutamente tudo através dele se tivermos esta compreensão. 

E agora talvez você pense, nossa que exagerada, o corpo agora é tudo então? Bom… vem aqui pensar comigo, neste movimento mental (que pra mim também é dança rs!!! Mas este é um assunto para outro momento!), o que nós chamamos de mundo: a cidade, os carros, nossas relações, nosso trabalho, são o quê? São o que nossos sentidos captam, correto? Uma conversa são sons que emitimos e ouvimos e aos quais damos significado e sentido. Um carro é um corpo material, um objeto, e como nós sabemos de sua existência? Através dos sentidos correto? Nós vemos a imagem do carro através dos olhos, sentimos sua superfície através do tato. 

Então me responde se não enxergássemos, ouvíssemos, sentíssemos o cheiro, o gosto, a textura, formato, temperatura das coisas, o mundo existiria? Como saberíamos o que é frio, quente, gostoso, áspero, alto, baixo, vermelho, um grito, um grunido, como saberíamos se algo está queimando, como saberíamos se estamos nos movendo se não sentíssemos o atrito do chão, o ar na pele, se não víssemos o deslocamento, escutássemos o som se aproximando ou afastando? Não saberíamos não é?! 

Isto a que chamamos mundo é corpo, é físico, é material e é captado pelos sentidos tato, paladar, olfato, audição, visão e para muito autores um sexto sentido: o movimento! Sim há muitos estudiosos e autores falando do movimento como um sexto sentido, como Rudolf Steiner, Pierre Bourdieu e Alain Berthoz (se você ficou interessado acompanha o blog que estarei escrevendo mais sobre este sexto sentido!) 

As abordagens somáticas vieram assim para olhar para o ser de um modo integrado ou holístico, que trata problemas e doenças a partir de uma visão global, fazendo uma análise da pessoa como um todo.  

E estes trabalhos, principalmente no ocidente, em que vivemos uma cultura na qual o corpo é considerado meramente um objeto de consumo, o que traz muita alienação corporal, fazendo com que as pessoas não consigam escutar seu próprio corpo, comendo em excesso ou muito pouco, se submetendo a cirurgias bem perigosas e etc são essenciais para que entremos em contato conosco. Para que nos auto-conheçamos e principalmente para que possamos ter uma vida saudável, sabendo gerenciar nossos corpos, mentes, pensamentos, emoções e relações.  

As pessoas buscam a abordagem somática tanto por uma busca da melhora física (alívio de dores musculo-esqueléticas, reabilitação motora, reorganização postural, etc) como pelos aspectos psicológicos (redução de estresse, maior concentração, sensibilização para os rítmos e tendências pessoais, capacidade de agir mais intencionalmente com menor sujeição a hábitos automáticos,  etc). Outras procuram estes métodos para desenvolverem maior qualidade e desempenho em movimentos (bailarinos, atores, músicos, esportistas).

Há muito em comum nos diversos métodos de educação somática, mas as diferentes correntes utilizam técnicas   muito variadas, incluindo  manipulações,  movimentos específicos, imaginação, modulações de atenção, explorações mais livres de movimentos mas com atitudes específicas,  explorações de materiais (bambu, bolas, etc).  

BodyMind Movement é um método de Educação Somática que sugere um caminho de transformação pessoal através da anatomia vivencial (aqui a gente estuda a anatomia de modo prático, não é só ler os nomes dos ossos e saber ah ok, tenho um fêmur, mas realmente compreender como funcionam as articulações para sermos saudáveis!), do toque e do movimento.  

Despertando a inteligência do corpo, nossa missão é facilitar a auto expressão, transformação e trazer consciência potencializando a capacidade do organismo de se autorregular em direção  à saúde.  

Possui dois grandes grupos de aprendizagem: o primeiro diz respeito à dinâmica de nosso desenvolvimento psicomotor, isto é como desenvolvemos nossos movimentos, pensamentos e emoções ou nosso corpo físico, mental e emocional, e o segundo engloba o estudo dos sistemas corporais (ossos, músculos, órgãos, glândulas, fluidos, ligamentos, voz, sistema nervoso, nossos sentidos e percepção) e como dão suporte aos nossos processos psicofísicos, isto é aos nossos processos físicos e psicológicos, e relações com o mundo à nossa volta! 

Se interessou? Ficou curiosx? Só continuar acompanhando! E para ter uma experiência de como isto se dá prática vem fazer uma aula! Me manda uma mensagem! 😉  

Vem descobrir toda a potência do corpo e que é a sua potência! 


Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *