A Yoga nos fala sobre encontrarmos nosso eu verdadeiro e muitas vezes parece que este eu verdadeiro é algo não material, como místico, espiritual ou algo assim.
Mas aqui gostaria de propor uma outra visão. A de que para encontrarmos nosso eu verdadeiro, precisamos conhecer nossos corpos físicos!
Nosso aparelho sensório motor é o que nos permite captar o mundo! São nossas antenas (nossos sentidos) que o captam, nosso sistema nervoso que interpreta estas informações captadas.
Desta forma nosso verdadeiro eu só poderá ser encontrado com um mergulho profundo em nossa anatomia que nos fará entrar em contato com nossa história, nossas emoções, sentimentos e pensamentos. Afinal tudo o que somos está enraizado em nossa anatomia, precisamos apenas aprender a escutá-la e a lê-la.
Quanto mais você praticar yoga mais perceberá o quanto ter consciência de seu corpo físico te fará entrar em contato com seus pensamentos, emoções, medos, alegrias. A consciência corporal é uma consciência plena que nos revela a nós mesmos.
As práticas de consciência corporal não trabalham apenas o corpo físico, mas também os corpos mais sutis. Assentando sua mente, liberando emoções reprimidas, trabalhando sua determinação e paciência, suas energias e chakras.
A matéria tem muito a nos ensinar e é cuidando dela, de nosso corpo material que estaremos cuidando dos corpos mais sutis.
É tudo integrado! Dentro-fora, fora-dentro, interno-externo, externo-interno, eu-você, você-eu, coletivo-indivíduo, indivíduo-coletivo…
Mergulhe no seu tapetinho e verá que este é um mergulho bem mais interno em você mesmx! E não tenha medo, confie! Entrar em contato com a gente é o primeiro passo para a cura e a cura vem com o movimento, nos tirando de nossa zona de conforto para descobrirmos novos caminhos.
Deixe um comentário